Nessa quinta-feira ( 06/04/2017 ), resolvi, mais 3 amigos, visitar uma Cachoeira conhecida por muitas pessoas, falada por outras e desconhecidas para alguns.
O dia amanheceu escuro, com chuva, por um momento pensamos em desistir de fazer a caminhada, mais os céus dava pequenos sinais de melhoras e assim partimos rumo a Cachoeira da Graça, em Cotia.
O ônibus para Cotia, você pode ir para estação Butantã do metro, linha 4 amarela ( Cotia, Mirante da Mata ), ele passa próximo a estação e custa R$ 6,45. Pegamos o ônibus que para dentro do Terminal,você tem opção de pegar outro que vai um pouco mais Para frente e deixará já na estrada do Morro Grande.
Saindo do Terminal da EMTU, em Cotia, não tem segredo é basicamente subir e se manter pela via principal, em momentos em que a estrada ganha novas ramificações, siga em frente, o pela via do meio, jamais vá para esquerda onde tem apenas descidas. Seguindo nesse ritmo em uns 5Km você chegará onde alguns ônibus fazem ponto Final, não será difícil reconhecer, tem uma associação ao lado dos pontos. Nesse momento você continuará pela estrada, que agora começa a descer, sentido Morro Grande.
Entrada da Trilha |
Quando chegar ao final da descida, encontrará duas estradas, mantenha-se à direita, ignorando a estrada alternativa ao Morro Grande. Siga em frente pelos próximos quilômetros, até encontrar a Placa: Represa da Graça, Sitio da Graça, entre a direita. A estrada nesse ponto vira uma estrada de terra, você andaram poucos minutos paralelo à propriedade da Sabesp, o começo a trilha está ao lado de uma Casinha, no final dessa propriedade, à direita. Nesse ponto não tem mais segredo, siga a trilha super batida, ouvindo o som da água, chegará em poucos minutos à Cachoeira da Graça.
Poção |
Importante: Leve sempre todo o seu lixo, encontramos pelo local muito lixo que outras pessoas deixam lá.
Nunca vá sozinho, pois como o local é de fácil acesso, muitos frequentadores podem estar mal intencionados.
Não saia ao escurecer. Se estiver chovendo, redobre os cuidados, devido às pedras Lisas.